Saúde Infantil

Caraterização da Disciplina
A disciplina de Saúde Infantil integra o plano curricular o Curso Profissional de Apoio à Infância, com uma carga horária de 240 horas correspondentes a nove módulos, distribuídos equitativamente pelos três anos de formação.
É uma disciplina da componente de formação técnica, com a qual se pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências cientifico profissionais acerca do crescimento e desenvolvimento biológico da criança, bem como a interligação destes com todas as outras vertentes, nomeadamente a psicológica e a social.
Competências a Desenvolver
No final desta disciplina os alunos deverão ser capazes de:
- Agir de modo adequado e fundamentado no domínio da saúde infantil;
- Compreender a evolução e desenvolvimento da criança, tanto ao nível biológico, como a outros níveis, de modo a despistar e prevenir situações de risco;
- Interagir com crianças, e educadores e familiares;
- Atuar em situações de risco, socorrer, tratar e lidar com situações especiais no domínio da saúde infantil;
- Investigar e actualizar-se no que se refere ás temáticas relacionadas com a saúde;
- Utilizar as aprendizagens da disciplina em contexto de estágio e na vida profissional futura.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Noções Básicas de Saúde | 24 |
2 | Gravidez, Parto e Recém-Nascido | 24 |
3 | Crescimento e Desenvolviemnto na 1ª Infância | 30 |
4 | Cuidados Primários de Saúde na Criança | 30 |
5 | A Patologia na Criança | 30 |
6 | Crescimento e desenvolvimento na 2ª Infância (3-6 anos) | 21 |
7 | Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida | 33 |
8 | Crainças com Necessidades de Aprendizagem Especial | 24 |
9 | Crescimento e Desenvolvimento na 3ª Infância (6-12 anos) | 24 |
Métodos contaceptivos e a SIDA
Doença Sexualmente Transmissível e Método Contraceptivo
O objetivo deste trabalho foi pesquisar e escolher uma doença sexualmente transmissivel e um método contraceptivo e falar um pouco de ambos.