Expressão Plástica

Caraterização da Disciplina
A disciplina de Expressão Plástica integra o plano curricular do Curso Profissional de Apoio à Infância, com uma carga horária de 360 horas, a desenvolver ao longo dos três anos de formação.
É uma disciplina de teor prático, proporcionando aos alunos um leque de actividades que podem e devem ser utilizados junto das crianças em idade pré-escola r e 1º ciclo. Contempla a elaboração de recursos passiveis de serem utilizados no âmbito da sua futura actividade, contribuindo para o desenvolvimento global da criança. Permite a descoberta e o desenvolvimento da criatividade do futuro profissional, bem como o conhecimento de diversas formas de expressão plástica, através da exploração de inúmeras técnicas e materiais possíveis de utilizar.
Competências a Desenvolver
Nesta disciplina pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências:
- Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humano;
- Relacionar as diferentes manifestações das artes visuais e o seu contexto histórico e socio cultural de âmbito nacional e internacional;
- Reconhecer e valorizar as diferentes formas artísticas;
- Utilizar diferentes meios expressivos de representação;
- Realizar produções plásticas utilizando os elementos da comunicação e da forma visual;
- Utilizar diferentes tecnologias da imagem na realização plástica;
- Interpretar os significados expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação;
- Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar nossos saberes;
- Desenvolver o sentido de apreciação estática e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no âmbito da expressão plástica;
- Compreender mensagens visuais expressas em diversos códigos;
- Desenvolver as capacidades de observação, interrogação e interpretação;
- Desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação;
- Promover métodos de trabalho individual e colaborativo, observando princípios de convivência e cidadania;
- Desenvolver a consciência histórica e cultural e cultivar a sua disseminação;
- Desenvolver o espirito critico face ás imagens e conteúdos mediatizados e adquirir, com a autonomia, capacidades de resposta superadoras de estereótipos e preconceitos face ao meio envolvente.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Linguagem Plástica/ Elementos Estruturais | 30 |
2 | Expressão e Práticas de Representação Livre | 30 |
3 | Recursos e Materiais Alternativos | 30 |
4 | Património Cultural, Artistico e Artesenal | 30 |
5 | Expressão Plástica Bidimensional | 36 |
6 | Expressão Plástica Tridimensional | 36 |
7 | Práticas de Representação Aplicada l | 24 |
8 | Oficina- O Processo Criativo l | 24 |
9 | Tecnologia da Imagem e Comunicação Visual | 36 |
10 | Artes do Espetáculo | 36 |
11 | Práticas de Representação Aplicada ll | 24 |
12 | Oficina- O processo Criativo ll | 24 |